sexta-feira, 6 de abril de 2012

O Parto Normal


“A saúde de cada indivíduo é formada durante a sua vida intrauterina, mas
sua capacidade de amar é determinada no momento do nascimento”, esta foi a frase que Michel Odent começou em um encontro que ocorreu em São Paulo esta semana.
 O que representa o nascimento de cada ser?
 Será que temos o direito de decidir o melhor momento para o nascimento de um ser que está sendo gerado intraútero? 
Será que um dia seremos cobrados de tantas intervenções desnecessárias que praticamos contra nossa própria natureza e contra aqueles que nos foram confiados?
Quais os traumas que podemos trazer aos nossos filhos por não termos a confiança em nosso próprio corpo e preferimos nos deixar levar pelas falas de profissionais de saúde que tendem a nos desacreditar como seres humanos capazes de parir?
Todas estas questões servem para refletirmos..
A natureza seria incapaz de criar algo que não funcionasse direito... por isto, o corpo da mulher é capaz de parir e voltar ao normal. Penso em outra questão, se a cesárea fosse a primeira opção para o nascimento, algo mais prático teria sido criado no corpo da mulher, como talvez um tipo de “ziper abdominal”. Mas na verdade as mulheres possuem vaginas, por onde os bebês são capazes de passar.
Quando o bebê nasce de parto normal, o primeiro abraço que ele recebe é o da vagina materna. Que possui função também de fazer com que o líquido aminiótico que está no pulmão do bebê saia para que o oxigênio entre mais facilmente, com isto, o bebê tende a apresentar menos desconforto respiratório. As primeiras bactérias que o bebê tem contato, também são as bactérias maternas, familiares a ele. No parto normal, o bebê é preparado para o nascimento, para a chegada ao mundo. O que não acontece na cesárea, principalmente a agendada. Existem no mínimo, mais 10 benefícios que o parto normal possui e a cesárea agendada não.
Por isto, gostaria que todas as gestantes refletissem sobre o melhor momento para o nascimento do filho. O que isto representa na vida dela e do bebê, e de que maneira isto pode interferir de maneira negativamente na vida deste ser.
O parto normal bem conduzido, controlado de maneira cuidadosa, adequado, amparado por profissionais capacitados e pouco intervencionistas faz com que o momento do nascimento de um bebê seja mágico e muito mais seguro do que se pode imaginar.

Por: Karina Fernandes Trevisan